segunda-feira, 16 de julho de 2012

Guilherme Lopes: "As opções são tantas em BH que eu mesmo fico na dúvida"

Mineiro de Belo Horizonte, morador de Sabará, mas atualmente viajando pela Europa, Guilherme Lopes (@guibetinho) só foi saber na terceira carreira universitária o que queria fazer na vida. Estudante de Ciências Contábeis, com passagens por Geografia e Turismo, este cruzeirense amante de cerveja, samba e MPB vê com boas perspectivas o futuro da sua profissão. Esta entrevista foi realizada pouco antes de ele partir para uma viagem de um ano por países como Holanda, Bélgica e Irlanda, entre outros. Nela, o Ghilherme dá dicas sensacionais do que fazer em Belo Horizonte, indicando os melhores lugares, atrações culturais e botecos da capital mineira. Melhor do que qualquer guia de turismo, show de bola! 

BLOG. Como é o estágio que você fez na V & M e como chegou a essa empresa?
GUILHERME. O estágio foi excelente. É uma empresa de grande porte, correta e com ambiente de trabalho agradável. Tive oportunidade de lidar com processos e aplicativos que serão úteis no futuro. O meu contrato encerrou na última semana (na época da entrevista, realizada em junho) e como já havia planejado uma viagem de 1 ano para fora do país, não foi possível renovar o contrato. Fiquei sabendo do processo seletivo para o Programa de Estágio da V & M através de um site de recrutamento. Estava no terceiro período da faculdade e me candidatei, mas sem muitas pretensões. Fui avançando pelas etapas de seleção e fiquei feliz à beça quando soube que havia sido aprovado.

BLOG. Você estuda Ciências Contábeis na UFMG. Sempre teve clara essa opção na cabeça, como anda o mercado de trabalho na área?
GUILHERME. Não, pelo contrário! Ciências Contábeis é o terceiro curso de graduação que inicio. Comecei estudando Geografia, lá mesmo na UFMG. Troquei de curso, quando abriram o de Turismo. Era da terceira turma e quase me formei. Foi quando optei por começar uma nova carreira. E o mercado de trabalho foi um dos grandes responsáveis por essa mudança. Estou animado com as futuras possibilidades.

BLOG. BH é famosa por sua culinária e também por seus bares. Quais são os lugares que você mais gosta de frequentar e quais recomendaria para quem chega à cidade e quer experimentar uma boa comida ou tomar uma cerveja com os amigos?  
GUILHERME. As opções são tantas que eu mesmo fico na dúvida. Vai depender também da animação da moçada. Mas anotem aí:  
1) BH sempre tem algum festival ou showzinho acontecendo em alguma praça ou parque da cidade. É animado, barato e sempre tem umas barraquinhas de comida interessante. Exemplos? Conexão Vivo, Ponto de Encontro do FIT (Festival Internacional de Teatro), Festival de Jazz da Savassi, Festa Italiana, Festa de São Patrício, Festejo do Tambor Mineiro... 
2) Estão mais animados? Para dançar, não deixe de ir no Paco Pigalle (não tem como definir esse lugar, mas é bacana, pode confiar!). Sempre tem algo bacana no Mercado das Borboletas, que fica no último andar do Mercado Novo. O lugar é pitoresco, mas as festas são boas. Fica de olho na programação de uma casa noturna (inferninho) chamado A Obra - se o calendário bater, vá na festa com o singelo nome de "Eu não presto, mas eu te amo".  Para a moçada que gosta de rock, tem boas casas como o Jack Rock Bar, o Stonehenge e a Circus.
3) E finalmente chegamos aos bares... ah os botecos! Se for uma quinta-feira, não deixe de ir no Bar do Salomão. O chorinho é por conta da casa e a moçada fica na rua. Se for fim de noite, passa lá no Chopp da Fábrica. Estranhamente, lá não vende chope, mas pode pedir uma cerveja geladinha e um mexidão. Buteco é o que não falta. Dá uma olhada nessa maratona que fizemos com o Ricardo Freire quando ele veio à BH. E esse blog aqui também é bem útil!

BLOG. A cidade também será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Na sua opinião, quais são os maiores problemas que BH tem que resolver para fazer bonito na Copa?
GUILHERME. Sem dúvidas, o maior problema vai ser a mobilidade no trânsito. Quando você engorda, a solução não é fazer mais um furo no cinto. Mas é algo assim que estamos fazendo por aqui, alargando avenidas e enchendo a cidade de carros. Claro que as delegações não vão sofrer com isso. Mas os turistas e a população sim. Outra preocupação que tenho é a alta dos preços nos produtos e serviços que serão oferecidos aos turistas. Em vez de ficarem com uma boa impressão, eles vão se sentir explorados.

BLOG. Como torcedor do Cruzeiro, você estava receoso do Celso Roth assumir o time. Agora já foi. Que perspectivas você vê para o Cruzeiro neste ano? O time fará uma boa campanha no Brasileirão ou passará sufoco como no ano passado?
GUILHERME. Nem me lembre o último ano. Que sufoco! Então, eu apoiava o retorno do Adilson Batista. Ele conseguiu montar uma boa base para a equipe e sempre levava o time à Libertadores, além de sempre ganhar os clássicos. O Roth me passa a impressão de ser bom técnico, mas de equipes medianas. Começou bem, mas o elenco não ajuda. Vamos aguardar, como diria o AB.

BLOG. Muito obrigado pela entrevista, Guilherme!

De primeira

Cidade onde nasceu.  Belo Horizonte.
Cidade onde mora. Sabará.
Ocupação. Estudante.
Time do coração. Cruzeiro.
Cor preferida. Não tenho.
Prato favorito. Comida de rua.
Bebida favorita. Suco... de cevada.
Hobby. Jogar FM, baralho e ler blogs.
Animal de estimação. Não gosto.
Uma música. Samba da Bênção. 
Um livro. Memórias de um cabo de vassoura.
Um filme. Forrest Gump.
Uma atriz brasileira. Lília Cabral.
Um ator brasileiro. Paulo José.
Uma atriz estrangeira. Julia Roberts.
Um ator estrangeiro. Tom Hanks.
Ídolo esportivo. Não tenho.
Programa de TV preferido. Programa do Jô, Roda Viva.
Banda ou artista preferido. Tenho um preferido por dia. Hoje estou escutando Jeneci.
Ritmos musicais que escuta. Samba, MPB.
Ritmos musicais que não gosta. Rap.
O que mais gosta de comer, fora o prato favorito. Churrasco.
O que não come de jeito nenhum. Não sei. Não gosto de pão. Mas como.
Esporte favorito. Futebol.
Lugar mais bonito em que já esteve. Rio de Janeiro.
País que gostaria de conhecer. Espanha e Portugal.
O Guilherme, em até 140 caracteres. É o tímido mais cara de pau que eu conheço. Gosta de uma farra e sempre muda de assunto, quando o assunto é ele. Quem é o próximo entrevistado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário